sexta-feira, 29 de junho de 2012

GTO-I auxilia na reintegração de posse na cidade de Prainha


Ocorreu no período de 20 a 22 de Junho na cidade de Prainha, oeste do Pará, a reintegração de posse de uma fazenda naquele município. O mandado foi expedido pela comarca daquela cidade. O Grupo Tático Operacional de Santarém (GTO – I) deslocou-se para dar apoio aos militares do 18º Batalhão da cidade de Monte Alegre, bem como ao DPM local da cidade de Prainha. A ação também contou com a presença do Juiz de Direito de Prainha. Durante a ação os militares não encontraram qualquer tipo de resistência, pois o planejamento elaborado pela Polícia Militar dificultou qualquer reação por parte dos posseiros.
No final da ação, a Polícia Militar identificou os lideres da invasão, e todos foram conduzidos para a cidade de Santarém através do GTO-I para providências legais.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

EDITAL DO CONCURSO 2012 DA PM É DIVULGADO

Foi tornado público na edição nº 32.186 do Diário Oficial do Estado do Pará, desta quarta-feira (27), o Edital do Concurso Público da PMPA. A Universidade do Estado do Pará está responsável por todas as etapas do processo seletivo que está disponibilizando vagas para os cursos de preparação de Oficiais e Praças.
Segue abaixo os links para baixar os editais: 

Curso de Formanção de Soldados
Curso de Formação de Oficiais 
Curso de Adaptação de Oficiais

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Polícia Militar encontra 19 Trouxas de Cocaína com MENOR

Por volta das 00:10h do dia 27 (quarta-feira) na Av. Moaçara (LIVRAMENTO), a guarnição da MIKE ALFA composta pelo CB PM PINHO, SD EDSON e SD ALMEIDA, abordou um menor das iniciais FCS em atitude suspeita, durante a revista foi encontrada com o acusado, 19 TROUXAS de cocaína. Ele assumiu a propriedade da droga e disse que a comprava diariamente de um indivíduo de prenome JOÃO.

terça-feira, 26 de junho de 2012

SGT Valdenis consegue boas colocações em provas de Atletismo

O 1º SGT PM VALDENIS conseguiu dois importantes resultados nas provas de atletismo, na Maratona de Belterra, realizada no dia 12 de Junho com o percurso total 21 Km na categoria MASTER, conquistou a 5ª Colocação, e no dia 22 de Junho na prova Correndo por Santarém conquistou a 12ª Colocação, provando seu excelente preparo físico, e sempre exaltando o Nome da Polícia Militar em todas as competições em que participa.

Polícia Militar atende mais uma ocorrência no Trânsito de Santarém


 
Foi apresentado na DPOL, pela guarnição composta pelo CB PM J. NEVES e SD PM FRANK, o nacional MIZAEL MOTA DOURADO, por haver se envolvido em um acidente de trânsito com mais dois outros veículos, tendo primeiramente colidido na trazeira do veículo FIAT UNO placa KJY-6210, conduzido por ALDELINO SANTOS SILVA, e posteriormente atropelado a motocicleta Honda Bros placa NSS-1803, conduzida por RAIMUNDO NONATO UCHOA DA CUNHA. Segundo informações do apresentante, após o acidente, o apresentado seguiu em frente, sem parar para qualquer satisfação, sendo mais adiante, na Avenida Moaçara, sido parado por populares, que o agrediram fisicamente e danificando parcialmente o seu veículo. Após a chegada da guarnição, o acusado encontrava-se bastante eufórico tentando resistir aos policiais da referida guarnição.

Governo confirma que edital do concurso da PM será publicado nesta quarta-feira

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), confirmou que o edital para o concurso público da Polícia Militar será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (27). O certame proverá o preenchimento de 2.180 vagas no Estado, sendo 60 para o quadro de oficiais combatentes, 120 oficiais de saúde e quadro complementar e 2 mil vagas para soldados. A publicação estava prevista para esta segunda-feira (25), mas “tornou-se necessário que os editais passassem por análise criteriosa, e no caso específico da PM, esse procedimento já se encontra em fase final, o que propiciará a publicação até a próxima quarta-feira”, informou a titular da Sead, Alice Viana. A secretária estima que o concurso seja concluído em todas as suas etapas - prova escrita e a formação dos policiais -, até o mês de dezembro deste ano, para que no início de 2013 esses novos policiais ingressem nos quadros da Polícia Militar do Estado.

FONTE: Agência Pará.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Polícia Militar nas festividades de São João Batista


As festividades da Comunidade de São João Batista do bairro Jardim Santarém ocorreram no período de 17 a 24 de Junho de 2012. Durante a realização das programações após as celebrações, a Polícia Militar se fez presente e garantiu a segurança dos comunitários, não havendo nenhuma ocorrência durante o arraial do padroeiro. A coordenação do evento agradece a todos que contribuíram mais um ano, dando apoio e segurança para a concretização das festividades.

Começa no dia 25 o pagamento dos servidores do Estado

O governo do Estado inicia na próxima segunda-feira (25) o pagamento dos servidores públicos, das administrações direta e indireta, referente ao mês de junho. Segundo o cronograma divulgado pela Secretaria de Estado de Administração (Sead), os inativos militares e pensionistas civis e militares serão os primeiros a receber. O pagamento será encerrado na sexta-feira (29), com os servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), da capital e do interior.
 
CRONOGRAMA DE PAGAMENTO - JUNHO 2012
 
Dia 25 (segunda-feira) - Inativos militares e pensionistas civis e militares.
 
Dia 26 (terça-feira) - Inativos civis e pensões especiais/Sead.
 
Dia 27 (quarta-feira) - Auditoria, Casa Civil, Casa Militar, Consultoria Geral, Defensoria Pública, Gabinete da Vice-governadoria, Procuradoria Geral, NAF, NGTM, Secretarias Especiais, Sepaq, Secti, Sead, Sefa, Sepof, Sagri, Sema, Secult, Seidurb, Seel, Seicom, Sejudh, Seop, Sespa, Seter, Seas, Setran e Secom.
 
Dia 28 (quinta-feira) - Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, CDI, Ceasa, Cohab, CPC Renato Chaves, Detran, EGPA, Emater, FCG, FCPTN, FCV, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clínicas, Hospital Ophir Loyola, Fundação Hemopa, IAP, Imetropará, Iasep, Igeprev, IOE, Iterpa, Jucepa, Paratur, Prodepa, Fundação Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor, Idesp e Loterpa.
Dia 29 (sexta-feira) - Seduc - capital e interior.

Fonte: Ascom/Sead

sexta-feira, 22 de junho de 2012



Santarém comemora 351 anos, e a Polícia Militar do Pará se faz presente em todos os eventos de comemoração desta data festiva. Parabéns Pérola do Tapajós nossa singela homenagem.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Acusados de Roubo são presos pela Polícia Militar

A equipe do SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA DA PM, após o levantamento de várias informações acerca de um grupo de indivíduos que estaria promovendo vários assaltos na cidade, conseguiu nesta quarta-feira (20) juntamente com duas guarnições da RP composta pelos SGT`s Gomes e Alaci; CB Manuel e SD`s Marcos Viana e Paulo Vitor, efetuar a prisão de quatro cidadãos. ANSELMO HENRIQUE AMARAL CASTRO; PAULO CESAR GUIMARÃES, vulgo “lorinho”; EMERSON EVITA VIANA e o menor das iniciais F.M.M, sob a acusação de terem realizado um roubo na data de terça-feira (19), por volta das 22:00 horas, nas dependências do restaurante “BOM GOSTO”, na Av. Frei Vicente próximo ao Hemopa.
Segundo as vítimas, sob a mira de um revolve calibre .38, todos foram obrigados a entregar os celulares e jóias, e depois os meliantes fugiram em uma motocicleta FAN de cor preta.  A Polícia também já sabia que nesta mesma noite dois deles já tinham feito outro roubo em uma venda de churrasco, denominada “churrasquinho do Tony” onde roubaram celulares e cartões.
Com os acusados foram apreendidos sete (07) celulares, dois cordões (02), e um revólver calibre .38 com dois projéteis intactos e uma moto FAN KS 125 preta que era utilizada nas ações criminosas. Na delegacia os meliantes foram reconhecidos pelas vítimas e autuados em flagrante e encontram-se a disposição da justiça.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Dois menores são apreendidos pela Polícia Militar


Foram apresentados na 16ª Seccional de Polícia Civil pela guarnição composta pelo CB PM J. NEVES e o SD PM JAIME dois menores de 17 anos, os quais foram abordados e apreendidos no interior da Escola Estadual Rio Tapajós, quando de posse de arma branca (faca) tentaram furar o vigilante Edil Santos da Silva, fato presenciado pelo diretor da Escola, o senhor Aloizio de Matos Bentes. No momento de suas apreensões, foi encontrada dentro do boné de um dos adolescentes uma sacola plástica contendo 10 (dez) ‘trouxas’ de pasta de cocaína, além de um telefone celular.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

SD PM T. SOUSA é Campeão Paraense de Jui- Jitsu



Realizado nos dias 16 e 17 de Junho na cidade de Belém, no Ginásio Almir Gabriel, o Campeonato Paraense de Jiu-Jitsu. LEANDRO TEIXEIRA E SOUSA (Soldado do 3º BPM) sagrou-se Campeão na categoria Peso Pesado, garantindo assim uma vaga para o campeonato mundial que será realizado em Julho na cidade de São Paulo, e na categoria absoluto com parceiros de equipe ficou com o troféu de Terceiro lugar saindo invicto da competição. 
O Comando do CPR-I e 3º BPM, através de seus comandantes parabenizam o militar por sua brilhante conquista.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Bike Patrulhamento realiza policiamento preventivo

Bike patrulhamento realizando o serviço de prevenção de segunda a segunda, atuando principalmente na área do Parque municipal, Orla da cidade e praças, o 3º BPM conta com um efetivo de oito "bikeanos" dividida em duas GU: bike alfa e bike bravo.
Essa modalidade de policiamento é bastante positiva, pois tem uma grande proximidade com a população, as taxas de crimilalidade nos setores de atuação foram reduzidas significativamente para quase zero.

Aviso

Desde o dia 16 de Maio de 2012, está em vigor a Portaria Nº 149/2012-DGPC/ Diversos, decretada pelo Delegado Geral da Polícia Civil, que no uso de suas atribuições legais, amparado pela Lei complementar Nº 022/94, PROÍBE o consumo, a venda e o fornecimento, ainda que gratuito, de bebidas de qualquer espécie, alcoólicas ou não, em VASILHAMES DE VIDRO, nos eventos festivos com uso de aparelhagem sonoras ou shows com bandas musicais.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

POLÍCIA MILITAR DERRUBA MAIS UM TRAFICANTE

Foi acionado pelo CIOP, a VTR composta pelo SGT Domicías, SD Suzio e SD Daniel com o apoio da MIKE CHARLIE composta pelo SD MÁRIO, SD RUDNEY e SD AZEVEDO , para verificar uma denuncia anônima de tráfico no bairro da Nova República, na Tv. 14 esquina com a rua Cristo Rei, de acordo com a informação um elemento estaria comercializando drogas neste ponto.  Ao chegar ao local constatou que se tratava de um velho conhecido da Polícia o nacional Hudson Araújo Viana que estava há poucos dias em liberdade condicional. Quando foi abordado pela guarnição, que não deu nem tempo pra ele, não foi encontrado nada, porém os policiais vasculharam o local e encontraram a “Maldita droga” enterrada perto do elemento, uma sacola com trinta “trouxas de cocaína”. Os audazes Policiais Militares deram voz de prisão e conduziram o suspeito Hudson para 16º Seccional onde foi autuado em flagrante pelo delegado Jardel.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Dois menores são Apreendidos pela Polícia Militar

Por volta da 04:30 hrs de hoje, o CB J. NEVES e SD JAIME na VTR 5104, apreenderam dois menores que encontravam-se no interior de um estabelecimento comercial situado na Rua Beira Rio, bairro do Uruará.
Os mesmos arrombaram a porta do estabelecimento, e os vizinhos ao perceberem a movimentação estranha e acionaram a VTR da Área, chegando rapidamente ao local e fazendo a apreensão dos menores que estavam sob posse de 01 Alicate de Pressão, 01 Faca e 01 Telefone Celular.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Acidente na BR-163 deixa 02 Mortos

Acidente na Rodovia Santarém Cuiabá (BR 163) envolvendo um carro de passeio e um ônibus mata duas pessoas por volta das 09h20min. O veículo SpaceFox Vermelho NOS-8830, colidiu frontalmente com o ônibus que faz linha para cidade de Belterra, que ao tentar desviar de um buraco no asfalto apanhou o outro veículo. O motorista do coletivo não sofreu ferimentos graves. Os dois passageiros do SpaceFox  morreram no local do acidente, os corpos foram encaminhados para a CPC Renato Chaves.

BOCA DE FUMO DO RUBINHO É FECHADA PELA POLÍCIA MILITAR

Após algum tempo de investigações o nacional Robenilson Ribeiro, conhecido como “Rubinho”, que não é o “Barichello”, foi preso na noite de quarta-feira (06), por Policiais do Serviço de Inteligência da PMPA, quando realizava o comércio ilegal de entorpecentes.
Rubinho foi preso em sua residência no bairro da Área Verde com 32 papelotes de cocaína, R$ 210,00, três celulares e material que utilizava para confeccionar os papelotes. Rubinho foi apresentado na DEPOL e ficará a disposição da justiça para as providências cabíveis.
Parabéns mais uma vez aos Policiais Militares, os quais são incansáveis na luta contra o crime em nossa cidade.

Denuncie esse tipo de comércio ilegal, ligue 190.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

DECRETO Nº 436, DE 5 DE JUNHO DE 2012

Torna facultativo, no dia 8 de junho de 2012, o expediente nas repartições públicas integrantes da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Estado do Pará, e dá outras providências.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARÁ, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 135, inciso V, da Constituição Estadual, e

Considerando a necessidade de disciplinar o funcionamento dos órgãos e entidades integrantes da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual, em função do feriado de Corpus Christi, no próximo dia 7 de junho de 2012,

D E C R E T A:

Art. 1º Fica facultado, no dia 8 de junho de 2012, o expediente nos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual.

Art. 2° Os órgãos e entidades das áreas de arrecadação, saúde pública e defesa social estabelecerão, no dia facultado neste Decreto, escalas de serviço de servidores, a fim de que o atendimento à população não sofra solução de continuidade.

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.


PALÁCIO DO GOVERNO, 5 DE JUNHO DE 2012.

SIMÃO JATENE
Governador do Estado

terça-feira, 5 de junho de 2012

OSSADA HUMANA É ENCONTRADA NA SERRA DO DIAMANTINO





Após denúncia feita através de carta anônima, o SERVIÇO RESERVADO DA POLÍCIA MILITAR encontrou uma ossada humana na Rodovia Curuá-Una, no perímetro da serra do Diamantino. A carta informava detalhes de onde os restos mortais se encontravam.

A equipe dos agentes realizou diligências para encontrar o local citado, e após várias rondas descobriu a sinalização comentada pelo remetente através de uma saca vermelha e uma fita de marcação de perímetro.  Em parceria com uma empresa de terraplanagem que forneceu uma retro escavadeira, foi possível vasculhar o terreno indicado.

Depois de horas de trabalho, foi encontrado partes do esqueleto humano, ao que tudo indica o crime teria sido cometido há muitos anos. Peritos do CPC Renato Chaves, fizeram-se presentes no local e removeram o material encontrado pra que possa ser realizada a devida perícia através de exames.

sábado, 2 de junho de 2012

FEIRA PAN AMAZÔNICA DO LIVRO 2012

A FEIRA PAN AMAZÔNICA DO LIVRO / V SALÃO DO LIVRO DA REGIÃO DO BAIXO AMAZONAS 2012 é mais um sucesso  de público. Durante toda semana varias pessoas visitam os estandes das livrarias e assistem apresentações distintas no espaço Pérola do Tapajós, localizado no Parque da Cidade.

Para prevenir incidentes e proporcionar segurança para as pessoas que apreciam a programação, a POLICIA MILITAR disponibilizou sua Base Móvel, e efetivo de policiais que realizam rondas na área do evento e fiscalizam o trânsito juntamente com os demais órgãos de segurança pública.

O evento terá o apoio da POLICIA MILITAR até o encerramento neste domingo, dia 3 de junho de 2012. No presente momento, somente um caso envolvendo um agente da SMT, foi registrado no local, e as guarnições continuarão alerta para atuarem em qualquer situação adversa.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

CASAL DO TRÁFICO É PRESO PELO SERVIÇO RESERVADO DA PM

Policiais Militares do Serviço Reservado prenderam em flagrante o casal JOSÉ AUGUSTO DUARTE DOS SANTOS, vulgo ‘Capixaba’, 39 anos, residente na Rua D, nº. 74, Bairro São Francisco; e MARIA ROSILENE PINTO MOTA, vulgo ‘Lene’, 37 anos, residente na Rua Vitória Régia, nº. 900,  Bairro Amparo, acusados de tráfico de drogas, associação ao tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
O casal, que estaria separado, já estava sendo monitorado há semanas, pois ‘Lene’ visitava a casa de seu ex-marido ‘Capixaba’ frequentemente, onde se reuniam para manipular droga e confeccionar as ‘trouxas’ para distribuição e venda. A droga era para abastecimento de ‘bocas de fumo’ principalmente do bairro Santarenzinho.
Na casa de ‘Capixaba’ os policiais apreenderam 136 ‘trouxas’ de pasta de cocaína, óxi (cocaína em pedra), três mil reais em dinheiro, um revólver calibre .38, e grande quantidade de substâncias usadas na manipulação de droga e confecção das ‘trouxas’ para venda. O casal foi levado para a 16ª Seccional, onde foi autuado em flagrante e indiciado por tráfico de drogas, associação ao tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Interrogado, o casal confessou o crime. Eles aguardam transferência para a ‘Penitenciária de Cucurunã’.

ACUSADOS DE DESORDEM SÃO APRESENTADOS NA DP


A POLÍCIA MILITAR apresentou na delegacia de policia civil cinco elementos desocupados acusados de estarem praticando desordem contra os moradores do bairro Nova República. Os mesmos serão ouvidos pelo delegado de plantão que tomará as providências cabíveis.

PM APOIA MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO EM AUTUAÇÕES

Em fiscalização a fábricas de telhas e tijolos de Santarém o MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO autua empresas e conta com o apoio da POLÍCIA MILITAR que resguardou a segurança da equipe de inspeção. As visitas aconteceram nos períodos da manhã e da tarde e constataram diversas irregularidades dentre elas: a falta de equipamento de segurança e de contrato de trabalho regular. Essas ações são de caráter nacional, e o MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO continuará as atuações em todo país visando coibir os abusos e situações de trabalho escravo. Em Santarém os autuados serão notificados e deverão ser convidados a prestar esclarecimentos junto ao Ministério Público, que tomará suas providências em cada ocorrência.