16ª ZPOL

  • 16ª ZONA DE POLICIAMENTO (16ª ZPOL)
Atua preventivamente e se necessário repressivamente, tomando todas as medidas no sentido de realizar o policiamento ostensivo na área dos setores de policiamento da cidade de Santarém, com prioridade nos bairros onde haja maior incidência de criminalidade, para garantir a preservação e a manutenção da ordem pública.
O policiamento é executado em toda cidade de Santarém, sendo desenvolvidas também operações policiais. São utilizadas diariamente pela 16ª ZPOL, 16 (dezesseis) viaturas, 06 (seis) motocicletas e 01(uma) Base Móvel Comunitária, distribuídas da seguinte forma:
TIPOS DE POLICIAMENTOS DESENVOLVIDOS NA ZPOL:
  1. POLICIAMENTO A PÉ: Policiamento Bancário; Policiamento Comercial; Policiamento Escolar; Policiamento nas Praias; Policiamento Base Móvel Comunitário, Policiamento Turístico.
  2. POLICIAMENTO MOTORIZADO: Policiamento de Radiopatrulhamento; Policiamento de Motopatrulhamento.
  3. POLICIAMENTO CICLISTICO

POLICIAMENTO OSTENSIVO DO COMÉRCIO - POC
Criado em 1985 para garantir a segurança pública na área comercial de Santarém, no trecho compreendido entre as Avenidas Tapajós e a Rui Barbosa até as Praças Barão de Santarém e Tiradentes.
No inicio as instalações se mantiveram no antigo PM BOX da Praça do Pescador, onde permaneceu até Outubro de 1994, quando se transferiu para PM BOX da confluência das Praças da Matriz e do Relógio.
Foram precursores deste policiamento em Santarém o SUB TEN PM Nilton Rodrigues Nina e o SGT PM Eduardo Picanço Rodrigues.
Hoje o Policiamento Ostensivo do Comércio, atua com aproximadamente 72 Policiais Militares, distribuídos em 2 turnos (matutino e vespertino). Ao Comando da 16ª ZPOL.
RÁDIOPATRULHAMENTO
Composto por aproximadamente 102 Policiais Militares e dispondo de 16 viaturas e está diuturnamente nos logradores públicos fazendo o policiamento preventivo, bem como atendendo o chamado de ocorrências do público m geral através do telefone de emergência 190.
MOTOPATRULHAMENTO
Composto por 27 PM’s dispõe de 06 motocicletas, em rondas constantes, principalmente na área comercial, praias e periféria da cidade.
POLICIAMENTO CICLISTICO:
Composto por 10 PM’s dispõe de 12 bicicletas, em rondas constantes, principalmente na Orla e no Parque da cidade.