Projeto Equoterapia

Foi inaugurado no município de Santarém, o “Projeto Equoterapia”, que funcionará nas instalações do Pelotão Montado do 3º Batalhão PM.  A iniciativa partiu do Coronel PM Eraldo Paulino, comandante do CPR-I e do Tenente Coronel PM Anthenor Oliveira, comandante da OPM, em parceria com a APAE.

A implantação do projeto, que conta com técnicos da equoterapia, visa proporcionar um ambiente acolhedor para as crianças com necessidades educativas especiais. No projeto, o contato com o cavalo é feito para estabelecer um relacionamento com a criança, ajudando-a superar suas próprias limitações, além do medo e da insegurança, aumentando sua auto-confiança e auto-estima.
Além disso, o contato com o cavalo, propiciado por esta prática terapêutica, traz resultados de maneira integrada nos campos: físico, emocional e social.  De acordo com o Tenente Coronel PM  Anthenor Oliveira e o Major PM Ignácio Campos, este, comandante do Pelotão Montado em Santarém, o projeto foi pensado em conjunto com a equipe interdisciplinar da APAE para auxiliar nas atividades de ensino-aprendizagem, tanto dos praticantes, que estudam na rede de ensino regular, quanto junto às pessoas atendidas pelo projeto.