PTRAN


  • PELOTÃO DE TRÂNSITO (PTRAN)
Criado em 1978, com efetivo de 12 policiais militares, sendo 01 Aspirante a Oficial, 01 Primeiro Sargento e 10 Soldados.
O Pelotão de trânsito do 3º BPM atua em três turnos no controle e fiscalização da circulação de veículos nas vias principais de Santarém, com policiais militares empregados em pontos estratégicos, objetivando orientar os condutores de veículos automotores, ciclistas e pedestres. O PTRAN dispõe 24h do serviço de pericias nos locais de acidentes automobilísticos, atendendo as ocorrências de trânsito que envolvam danos a pessoas e/ou materiais, para coletar dados que subsidiam os órgãos responsáveis pelas pericias técnicas.
A orientação educacional para o trânsito também é desenvolvida pelo PTRAN através de pedágios educativos periódicos, através dos quais os condutores são informados a respeito da importância das medidas preventivas de acidentes.
Atualmente, as operações Blitz ocorrem em parceria com a Secretaria Municipal de Transporte – SMT e o DETRAN através da 1ª Diretran em Santarém, nas quais são fiscalizados o Licenciamento de veículos, a Habilitação dos condutores, assim como o estado geral de conservação do veículo.
Com municipalização do trânsito, a Prefeitura Municipal de Santarém, na administração do Prefeito Joaquim de Lira Maia, assinou convênio com o Governo do Estado do Pará, no mês de junho de 2002, a fim de que o 3º BPM permanecesse dinamizando a fiscalização do trânsito na cidade. Pelo convênio, a Prefeitura repassou 05 (cinco) viaturas para o Batalhão.
Atualmente o Pelotão de Trânsito está ao Comando da 1º TEN PM Marnilza Conceição Moita, dispondo do efetivo de 44 Policiais Militares, incluindo o serviço de expediente, que trata sobre veículos apreendidos, autuação de infrações, escalas de serviços e atendimento ao público externo.