domingo, 6 de maio de 2012

CRIMINALIDADE EM QUEDA NO PARÁ

Seminário de Segurana - HangarOs números das ocorrências policiais registradas no Estado do Pará no primeiro trimestre deste ano apontam redução de 10,20% em relação ao mesmo período de 2011. A queda foi identificada principalmente nas ocorrências de homicídios (-7,39%) e nos crimes de roubo (-6,13%).

Os dados foram apresentados pelo diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Roberto Sena, na manhã da quarta-feira (2), durante o Seminário de Gestão por Resultados, realizado no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Na ocasião, o governador Simão Jatene também entregou 30 unidades móveis integradas, 20 unidades de resgate, 165 motocicletas, 15 lanchas, 5 caminhões tanques e 7 equipamentos denominados desencarceradores – utilizados para a remoção de vítimas presas em ferragens. Todos os equipamentos serão destinados para os órgãos do Sistema de Segurança Pública do Pará (Segup, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros).

Os dados apresentados durante o evento mostram ainda que em relação ao tráfico de entorpecentes, houve um aumento considerável de prisões relacionadas ao envolvimento com o comércio de entorpecentes e de apreensão de drogas. No primeiro trimestre de 2012 foram efetuadas 4.229 prisões contra 3.913 no mesmo período do ano passado, o que representa um crescimento de 8,7%. Deste total, 22% foram efetuadas por trafico de drogas, sendo 1.350 em 2012 contra 1.101 em 2011.

A quantidade de drogas apreendidas também foi significativa, principalmente a maconha e a cocaína. Somente no primeiro trimestre deste ano foram apreendidos 193 quilos de cocaína, contra 107 quilos no ano passado, além de 248 quilos de maconha contra 136 quilos da mesma droga, em 2011. “A queda destes números não está acontecendo por acaso. Estão baixando pela integração dos órgãos de segurança pública. O governo do Estado está investindo em equipamentos, veículos e unidades de polícia na busca da melhoria do sistema. Uma sociedade moderna precisa ter mecanismos modernos de proteção”, disse o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes. (Fonte: Agência Pará de Notícias - Fotos: Rubens Santos /ASCOM).
Fonte da Matéria (Policia Militar do Pará).

Nenhum comentário :

Postar um comentário